sexta-feira, 25 de maio de 2012

Sertanejas do semi-árido nordestino (Caatinga)


                        Sertanejas do semi-árido nordestino (Caatinga)


Não é fácil a vida das mulheres da região sudoeste sua rotina é marcada pela escassez de água. Duas ou três vezes por dia, elas precisam caminhar até o rio e açude mais próximo e trazer no jegue e na cabeça ou nas costas pesados galões cheios de água, que será usada para cozinhar, lavar, regar as plantas e matar a sede dos animais. É um trabalha árduo para mulheres aparentemente tão frágeis. Muitas vezes tropeçando na pedras, animais caindo com a carga.

Situações parecidas vivem as sertanejas do semi-árido nordestino (Caatinga), como vivem os moradora da comunidade do Distrito de Bate-pé município de Vitória da Conquista – Bahia. Para ter o que beber, ela precisa caminhar seis quilômetros por dia até o açude mais próximo de sua casa. Em vários outros lugares do planeta que sofrem com a seca, como regiões rurais deste município.
 "Tem gente que diz que é político e que é anda que está criticando a imprensa dizendo esta desajerando por esta mostrando as noticias sobre o efeito da seca na região do semi-árido. Na verdade é que eles deve ter muita água na casa deles. Eles  não saber o quanto um peso de uma latra  de água nas costas , e não ver um jegue caindo com a carga nas costas. É por isso que dizem que imprensa esta mentido. Ande pela roça políticos e carregue um balde de nas costa que ai vocês falar a verdade!”  

Nenhum comentário:

Postar um comentário